A Knowman acaba de dar início à 5ª edição do Estudo de Gestão de Conhecimento em Portugal.
Este Estudo, já realizado em 2010, 2011, 2013 e 2015, é o único estudo continuado sobre a Gestão de Conhecimento nas organizações em Portugal e permite perceber a abordagem que as organizações adotam face à gestão de conhecimento. Este ano a Knowman pretende superar as 357 organizações consideradas na última edição.

Os dados para análise são recolhidos através de um questionário que está agora disponível para preenchimento até dia 29 de janeiro. Pode ser preenchido por qualquer pessoa que trabalhe em organizações – públicas, privadas ou sem fins lucrativos – com mais de 1 pessoa e com presença em Portugal. O tempo médio de resposta ao questionário são 10 minutos e, para agradecer o tempo daqueles que participarem, há alguns prémios simpáticos para sortear.

O Estudo é da autoria de Ana Neves, diretora geral da Knowman, que traz para este projeto muitos dos princípios e práticas que recomenda às organizações com que trabalha. Assim, todo o questionário foi construído para que seja, ele próprio, uma fonte de informação e ideias.
Mais ainda, cada pessoa que responder ao questionário receberá, no espaço de 48 horas, um documento com um sumário das suas respostas. “O objetivo”, diz Ana Neves, “é que este documento possa servir como termo de comparação em edições futuras mas, mais do que isso, possa constituir um documento de trabalho usado para iniciar, ou continuar, o diálogo dentro de cada uma das organizações.”
Nos próximos dias será também disponibilizado o questionário em espanhol já que, à semelhança das duas edições anteriores, o Estudo de 2017 quer abranger organizações de Portugal e do país vizinho.
Os resultados deste Estudo serão publicados antes do final de abril no site do Estudo, local onde pode encontrar os resultados das edições anteriores.
A Knowman irá criar relatórios individualizados, sob encomenda, focando na realidade de uma organização e comparando-a com os resultados combinados das restantes.
Clique para preencher o questionário online >>