Ana Neves, sócia fundadora e CEO da Knowman, participou na elaboração do “Guia do Utilizador ISO 9001:2015” no capítulo dedicado à Gestão de Conhecimento, uma das áreas que aparecem pela primeira vez na norma de qualidade mais utilizada mundialmente. A ISO 9001:2015 foi publicada a 15 de setembro e apresenta melhorias para os sistemas de gestão da qualidade das organizações.
O capítulo dedicado ao Conhecimento Organizacional é novo na ISO 9001:2015 e pretende enquadrar o conhecimento organizacional como um recurso fundamental para o alcançar dos resultados pretendidos. No guia é feita uma apresentação mais aprofundada do tema da gestão de conhecimento nas organizações.
As necessidades de conhecimento e da sua gestão variam em função do contexto e podem ser muito diferenciadas. A aplicação dos requisitos desta nova área pode vir a ter, segundo a APCER – Associação Portuguesa de Certificação, «grande impacto na capacidade da organização reter, aceder, disponibilizar e valorizar o conhecimento, potenciando a sua utilização em prol da inovação, da qualidade e da competitividade, tendo por fim a criação de valor».
Na área que contou com a colaboração de Ana Neves, que há cerca de duas décadas se dedica a estes assuntos, surge agora, como novidade, o dever das instituições em promover a aquisição, prevenir a perda e disponibilizar o conhecimento organizacional necessário para garantir a conformidade dos produtos e serviços.
Veja aqui o Guia completo.