Cronologia

Os momentos mais significativos dos 20 anos de vida da Knowman – aqueles de que podemos falar, claro!

  • 5 março 2001Nasce a Knowman

    Nasce a Knowman com a missão de orientar e apoiar organizações e comunidades a melhorar os seus resultados através do conhecimento e desenvolvimento das suas pessoas.
  • 1 abril 2001Nasce o KMOL

    Ana Neves dá vida ao KMOL, um portal para reforçar a comunicação e aumentar a consciência geral relativamente às áreas de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e plataformas sociais corporativas.
  • 2004Workshop "Gerir conhecimento na prática"

    Este é o primeiro workshop organizado pela Knowman. Aberto à participação de qualquer organização, tem como objetivo descomplicar e tangibilizar as atividades de gestão de conhecimento no contexto organizacional.
    Ao longo dos anos, a Knowman realiza outros workshops sobre o mesmo tema e sobre comunidades de prática.
  • 2007Gestão de conhecimento na NUCASE

    A Knowman faz uma auditoria aos processos de conhecimento da NUCASE e elabora um documento de especificações funcionais para uma plataforma digital com o objetivo de aproximar os colaboradores espalhados por vários escritórios e de lhes facilitar o acesso aos documentos e informação existentes na organização.
  • 2008Intranet da Dynargie

    A Knowman realiza uma auditoria aos processos de conhecimento da Dynargie e apresenta recomendações para a arquitetura e funcionalidade de uma intranet capaz de promover mais interação e partilha de conhecimento entre os colaboradores da empresa nos vários países em que estão presentes.
  • agosto 2008Primeira atividade no Brasil

    Ana Neves participa como oradora principal no KM Brasil 2008. Nessa visita, faz um workshop sobre gestão do conhecimento na Petrobras, dando origem a um trabalho interno para a criação de uma plataforma interna de boas práticas.
    Feita esta ligação ao país, iniciou uma série de visitas sempre para partilhar experiências vividas nas áreas da gestão de conhecimento e plataformas sociais corporativas: KM Sul (2009) e KM Inovação (2012), em Curitiba; a palestra “Criatividade e Inovação em Governo”, no âmbito do curso “Desenvolvimento Gerencial” para a Prefeitura da Cidade de São Paulo (2009); Alagoas Digital 2010 (2010); XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Gramado (2012).
  • novembro 2008Presidência do júri do Prêmio Intranet Portal

    Ana Neves aceita o convite para presidir ao júri da primeira edição do Prêmio Intranet Portal 2008. Volta a assumir esse cargo em 2010 e 2011.
  • novembro 2008Gestão de conhecimento na Câmara Municipal do Seixal

    A Knowman começa o trabalho de definição de uma estratégia de gestão de conhecimento na Câmara Municipal do Seixal que levou à criação de uma intranet assente numa plataforma wiki.
    Esta intranet foi reconhecida com o prémio CIO Award 2012 atribuído pela IDC.
  • março 2010Gestão de conhecimento na PricewaterhouseCoopers

  • maio 2010Organização 2.0

    Realiza-se o “Organização 2.0”, o primeiro evento em Portugal sobre utilização de ferramentas sociais nas organizações como instrumento de partilha e retenção de conhecimento, bastante participado e com a apresentação de muitos casos concretos.
  • outubro 2010Estudo sobre gestão de conhecimento

    Arranca a primeira edição do estudo sobre gestão de conhecimento em organizações portuguesas que se efetivou com o relatório publicado em junho do ano seguinte.
    Seguiram-se as edições de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, sendo que as três últimas incluiram também organizações espanholas.
  • 23 novembro 2010Cidadania 2.0

    Ana Neves co-organiza o evento intitulado “Cidadania 2.0”. O seu sucesso fez com que tivesse edições em 2011, 2012 e 2014, sendo que esta última deu origem a um booklet de 32 páginas - um exemplo de como a partilha de conhecimento resulta em aprendizagem coletiva.
  • setembro 2011Workshops KM Starter e KM Booster

    A Knowman começa a disponibilizar os workshops KM Starter e KM Booster para as organizações: o KM Starter para instituições que querem dar os primeiros passos em matéria de gestão de conhecimento, e o KM Booster para as que já têm as áreas de gestão do conhecimento mais trabalhadas. De ambos os workshops resulta um plano de ação a curto prazo.
  • março 2012 Contributos regulares no iGovSP

    A convite do Governo do Estado de São Paulo, Ana Neves inicia as suas contribuições periódicas para o blogue da Rede Paulista de Inovação em Governo – iGovSP.
    No âmbito desta colaboração, em 2014 Ana Neves passa também a ser uma das curadoras do "Governo 21", um site com "ideias e soluções para quem quer redesenhar o Setor Público”.
    Também em 2014, Ana Neves contribui para o e-book "Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público", uma iniciativa do iGovSP.
  • 27 e 28 junho 20121ª edição do Social Now

    A utilização de plataformas sociais corporativas para apoiar a gestão de conhecimento e a aprendizagem organizacional é o que inspira o Social Now. A primeira edição realizou-se no Porto; seguiram-se duas outras em Amesterdão, na Holanda, e seis em Lisboa.
  • 2013Criação de uma comunidade de prática na COTEC

    A Knowman é contratada pela COTEC com o objetivo de criar uma comunidade de prática na área da inovação e da gestão de conhecimento.
    Depois da dinamização desta comunidade, também colabora na criação de um guia para seleção de ferramentas de gestão de conhecimento.
  • 19 setembro 2013Plataforma Cidadania 2.0

    A Knowman lança a plataforma “Cidadania 2.0” com o objetivo de inspirar, informar e impulsionar projetos de civictech através da divulgação e análise de projetos em língua portuguesa.
  • 2013Knowman colabora com a AIP

    Surge o convite para colaborar no projeto “beIN: Participar para Crescer", uma iniciativa da AIP. Esta colaboração estendeu-se também em 2014 no projeto “beIN: Integrar para Fazer”.
    A contribuição da Knowman passou pela conceção de dinâmicas de participação cidadã em sala e de um espaço digital de incentivo à participação da sociedade civil nas economias locais.
  • dezembro 2015Gestão de conhecimento no guia ISO 9001:2015

    Ana Neves participa no “Guia do Utilizador ISO 9001:2015” da APCER, no capítulo dedicado à gestão do conhecimento organizacional.
    Posteriormente, realizou alguns workshops sobre o tema, abertos e in-house, para profissionais de Recursos Humanos e até para a equipa de administração de uma empresa portuguesa.
  • julho 2016Inovação no Setor Público

    Ana Neves trabalha como expert com o Governo Federal do Brasil na área da inovação no Setor Público.
    Entre 2016 e 2017, realiza dois projetos com o foco em boas práticas de contratação de inovação no setor público e boas práticas de utilização da tecnologia para dinamizar o diálogo entre cidadãos e entidades públicas.
    Daqui nascem três relatórios apresentados ao vivo em eventos destinados aos colaboradores de entidades públicas brasileiras.
  • fevereiro 2018Parceria com a OrangeTrail

    A Knowman estabelece uma parceria com a empresa holandesa OrangeTrail, com a qual tem, entretanto, colaborado em projetos internacionais de consultoria para lançamento e adoção de plataformas sociais corporativas.
  • 2018Gestão de conhecimento no Grupo EDP

    Inicia-se o trabalho de definição de uma estratégia de gestão de conhecimento para o Grupo EDP e de conceção de um toolkit para ajudar a disseminar as práticas desejadas.
  • 2019Nova intranet da Sogrape

    A Knowman contribui para o levantamento de necessidades e definição de prioridades para a nova intranet da Sogrape. Assinou também os planos de adoção e comunicação para o roll-out da nova plataforma digital interna da empresa.
  • 2019"Remote-Ready"

    Com a OrangeTrail, a Knowman concebe uma sessão sobre plataformas sociais corporativas que está disponível para equipas de topo.
    Já em 2020, ambas as organizações disponibilizam as sessões "Remote-Ready" para ajudar as organizações a pensar melhor o trabalho em contexto digital.
  • junho 2020Social Collaboration Maturity Benchmark

    A Knowman e a OrangeTrail colaboram novamente, desta vez para disponibilizar o Social Collaboration Maturity Scan. Os dados reunidos permitiram a publicação do relatório Social Collaboration Maturity Benchmark 2020.
    A segunda edição do Scan arranca no segundo trimestre de 2021, e permite às organizações fazerem uma análise comparativa, gratuita, com outras organizações do mundo inteiro.
  • junho 2020Rede de inovação e partilha entre entidades reguladoras


    Knowman participa no desenvolvimento da Regulation X, apoiando a dinamização da rede e cuidando da plataforma digital
  • outubro 2020Nasce o podcast KMOL


    Vai para o ar a primeira edição do podcast KMOL, dez episódios sobre intranets e plataformas sociais corporativas.
    Em Abril 2021 arranca a terceira série que, em 20 episódios, vai olhar conteúdo de 20 anos de portal KMOL à luz da realidade atual.