Os momentos mais significativos dos 21 anos de vida da Knowman – aqueles momentos de que podemos falar, claro!
5 março 2001Nasce a Knowman
Nasce a Knowman com a missão de orientar e apoiar organizações e comunidades a melhorar os seus resultados através do conhecimento e desenvolvimento das suas pessoas.
1 abril 2001Nasce o KMOL
Ana Neves dá vida ao KMOL, um portal para reforçar a comunicação e aumentar a consciência geral relativamente às áreas de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e plataformas sociais corporativas.
2004Workshop "Gerir conhecimento na prática"
Este é o primeiro workshop organizado pela Knowman. Aberto à participação de qualquer organização, tem como objetivo descomplicar e tangibilizar as atividades de gestão de conhecimento no contexto organizacional.
Ao longo dos anos, a Knowman realiza outros workshops sobre o mesmo tema e sobre comunidades de prática.2007Gestão de conhecimento na NUCASE
A Knowman faz uma auditoria aos processos de conhecimento da NUCASE e elabora um documento de especificações funcionais para uma plataforma digital com o objetivo de aproximar os colaboradores espalhados por vários escritórios e de lhes facilitar o acesso aos documentos e informação existentes na organização.2008Intranet da Dynargie
A Knowman realiza uma auditoria aos processos de conhecimento da Dynargie e apresenta recomendações para a arquitetura e funcionalidade de uma intranet capaz de promover mais interação e partilha de conhecimento entre os colaboradores da empresa nos vários países em que estão presentes.agosto 2008Primeira atividade no Brasil
Ana Neves participa como oradora principal no KM Brasil 2008. Nessa visita, faz um workshop sobre gestão do conhecimento na Petrobras, dando origem a um trabalho interno para a criação de uma plataforma interna de boas práticas.
Feita esta ligação ao país, iniciou uma série de visitas sempre para partilhar experiências vividas nas áreas da gestão de conhecimento e plataformas sociais corporativas: KM Sul (2009) e KM Inovação (2012), em Curitiba; a palestra “Criatividade e Inovação em Governo”, no âmbito do curso “Desenvolvimento Gerencial” para a Prefeitura da Cidade de São Paulo (2009); Alagoas Digital 2010 (2010); XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Gramado (2012).novembro 2008Presidência do júri do Prêmio Intranet Portal
Ana Neves aceita o convite para presidir ao júri da primeira edição do Prêmio Intranet Portal 2008. Volta a assumir esse cargo em 2010 e 2011.novembro 2008Gestão de conhecimento na Câmara Municipal do Seixal
A Knowman começa o trabalho de definição de uma estratégia de gestão de conhecimento na Câmara Municipal do Seixal que levou à criação de uma intranet assente numa plataforma wiki.
Esta intranet foi reconhecida com o prémio CIO Award 2012 atribuído pela IDC.março 2010Gestão de conhecimento na PricewaterhouseCoopers
A Knowman conclui um projeto de definição de uma estratégia de gestão de conhecimento para a PricewaterhouseCoopers Portugal.maio 2010Organização 2.0
Realiza-se o “Organização 2.0”, o primeiro evento em Portugal sobre utilização de ferramentas sociais nas organizações como instrumento de partilha e retenção de conhecimento, bastante participado e com a apresentação de muitos casos concretos.outubro 2010Estudo sobre gestão de conhecimento
Arranca a primeira edição do estudo sobre gestão de conhecimento em organizações portuguesas que se efetivou com o relatório publicado em junho do ano seguinte.
Seguiram-se as edições de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, sendo que as três últimas incluiram também organizações espanholas.23 novembro 2010Cidadania 2.0
Ana Neves co-organiza o evento intitulado “Cidadania 2.0”. O seu sucesso fez com que tivesse edições em 2011, 2012 e 2014, sendo que esta última deu origem a um booklet de 32 páginas - um exemplo de como a partilha de conhecimento resulta em aprendizagem coletiva.setembro 2011Workshops KM Starter e KM Booster
A Knowman começa a disponibilizar os workshops KM Starter e KM Booster para as organizações: o KM Starter para instituições que querem dar os primeiros passos em matéria de gestão de conhecimento, e o KM Booster para as que já têm as áreas de gestão do conhecimento mais trabalhadas. De ambos os workshops resulta um plano de ação a curto prazo.março 2012 Contributos regulares no iGovSP
A convite do Governo do Estado de São Paulo, Ana Neves inicia as suas contribuições periódicas para o blogue da Rede Paulista de Inovação em Governo – iGovSP.
No âmbito desta colaboração, em 2014 Ana Neves passa também a ser uma das curadoras do "Governo 21", um site com "ideias e soluções para quem quer redesenhar o Setor Público”.
Também em 2014, Ana Neves contribui para o e-book "Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público", uma iniciativa do iGovSP.27 e 28 junho 20121ª edição do Social Now
A utilização de plataformas sociais corporativas para apoiar a gestão de conhecimento e a aprendizagem organizacional é o que inspira o Social Now. A primeira edição realizou-se no Porto; seguiram-se duas outras em Amesterdão, na Holanda, e seis em Lisboa.
2013Criação de uma comunidade de prática na COTEC
A Knowman é contratada pela COTEC com o objetivo de criar uma comunidade de prática na área da inovação e da gestão de conhecimento.
Depois da dinamização desta comunidade, também colabora na criação de um guia para seleção de ferramentas de gestão de conhecimento.19 setembro 2013Plataforma Cidadania 2.0
A Knowman lança a plataforma “Cidadania 2.0” com o objetivo de inspirar, informar e impulsionar projetos de civictech através da divulgação e análise de projetos em língua portuguesa.
2013Knowman colabora com a AIP
Surge o convite para colaborar no projeto “beIN: Participar para Crescer", uma iniciativa da AIP. Esta colaboração estendeu-se também em 2014 no projeto “beIN: Integrar para Fazer”.
A contribuição da Knowman passou pela conceção de dinâmicas de participação cidadã em sala e de um espaço digital de incentivo à participação da sociedade civil nas economias locais.dezembro 2015Gestão de conhecimento no guia ISO 9001:2015
Ana Neves participa no “Guia do Utilizador ISO 9001:2015” da APCER, no capítulo dedicado à gestão do conhecimento organizacional.
Posteriormente, realizou alguns workshops sobre o tema, abertos e in-house, para profissionais de Recursos Humanos e até para a equipa de administração de uma empresa portuguesa.julho 2016Inovação no Setor Público
Ana Neves trabalha como expert com o Governo Federal do Brasil na área da inovação no Setor Público.
Entre 2016 e 2017, realiza dois projetos com o foco em boas práticas de contratação de inovação no setor público e boas práticas de utilização da tecnologia para dinamizar o diálogo entre cidadãos e entidades públicas.
Daqui nascem três relatórios apresentados ao vivo em eventos destinados aos colaboradores de entidades públicas brasileiras.fevereiro 2018Parceria com a OrangeTrail
A Knowman estabelece uma parceria com a empresa holandesa OrangeTrail, com a qual tem, entretanto, colaborado em projetos internacionais de consultoria para lançamento e adoção de plataformas sociais corporativas.2018Gestão de conhecimento no Grupo EDP
Inicia-se o trabalho de definição de uma estratégia de gestão de conhecimento para o Grupo EDP e de conceção de um toolkit para ajudar a disseminar as práticas desejadas.2019Nova intranet da Sogrape
A Knowman contribui para o levantamento de necessidades e definição de prioridades para a nova intranet da Sogrape. Assinou também os planos de adoção e comunicação para o roll-out da nova plataforma digital interna da empresa.2019"Remote-Ready"
Com a OrangeTrail, a Knowman concebe uma sessão sobre plataformas sociais corporativas que está disponível para equipas de topo.
Já em 2020, ambas as organizações disponibilizam as sessões "Remote-Ready" para ajudar as organizações a pensar melhor o trabalho em contexto digital.junho 2020Social Collaboration Maturity Benchmark
A Knowman e a OrangeTrail colaboram novamente, desta vez para disponibilizar o Social Collaboration Maturity Scan. Os dados reunidos permitiram a publicação do relatório Social Collaboration Maturity Benchmark 2020.
A segunda edição do Scan realizou-se no segundo trimestre de 2021.junho 2020Rede de inovação e partilha entre entidades reguladoras
Knowman participa no desenvolvimento da Regulation X, apoiando a dinamização da rede e cuidando da plataforma digitaloutubro 2020Nasce o podcast KMOL
Vai para o ar a primeira edição do podcast KMOL, dez episódios sobre intranets e plataformas sociais corporativas.
Em abril 2021 arranca a série C (de Celebração): 20 episódios a olhar o conteúdo de 20 anos de portal KMOL à luz da realidade atual.
Em setembro 2022 inicia a quarta série D (de Dados e Dicas): 10 episódios que usam como ponto de partida os resultados da 7ª edição do Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento e apresentam dicas relacionadas.2021Nova intranet da ANACOM
A Knowman identificou as funcionalidades para a nova intranet da ANACOM, definiu a sua arquitetura de informação, definiu o plano de comunicação e adoção, e orientou a definição dos modelos de governança e avaliação.
janeiro 2022Programa de mentoria KM/h
A Knowman anuncia um programa de mentoria e aceleração para profissionais responsáveis por gerir ou operacionalizar a gestão de conhecimento nas suas organizações.