A covid-19 mudou onde trabalhamos, mas não mudou a forma como colaboramos e comunicamos nas nossas organizações.
A pandemia provocou um aumento significativo do uso de tecnologias sociais como Teams, Zoom, Workplace ou Confluence, por exemplo. No entanto, as atividades realizadas com o suporte dessas tecnologias continuam a ser muito básicas. Isto é, as organizações estão a usar mais a tecnologia mas não estão a melhorar a forma como ela é usada. Pior ainda, as organizações estão a replicar online muitos dos maus hábitos de trabalho.
Estas são algumas das conclusões que constam do Social Collaboration Maturity Benchmark Report 2021, lançado esta semana pela Knowman e pela OrangeTrail.
Apoiadas no Social Collaboration Maturity Model desenvolvido pela OrangeTrail, a Knowman e a sua parceira holandesa elaboraram o Social Collaboration Maturity Scan cujos resultados alimentam o relatório agora publicado.
Este benchmark, agora na sua segunda edição, visa caracterizar o estado de maturidade das atividades realizadas nas plataformas sociais corporativas por líderes, colaboradores, equipas, comunidades, funções de suporte, comunicação interna e inovação.
Nesta edição participaram 39 organizações de 16 países nos 5 continentes. Juntas empregam mais de meio milhão de pessoas.
Durante a pandemia, as organizações mais maduras na utilização das suas plataformas sociais corporativas sentiram menos impacto negativo no envolvimento dos colaboradores (employee engagement).
Em 2020, 23% das organizações viam a tecnologia como um desperdício de recursos ou simplesmente como algo bom de se ter (“nice to have”); uma percentagem semelhante considerou a tecnologia extremamente útil. Depois de 12 meses com os colaboradores a
trabalhar predominantemente em casa, a percepção das organizações sobre a tecnologia mudou muito. Já nenhuma organização vê a tecnologia como um desperdício de recursos, apenas 7% consideram a tecnologia como algo bom de se ter, e 41% considera-a extremamente valiosa a ponto de não ser possível funcionar sem ela.
As plataformas sociais podem ajudar os líderes a conduzir a sua agenda estratégica com muito mais eficácia e de forma a criar mais envolvimento entre os funcionários. Muito poucos líderes estão cientes dessas possibilidades e poucos são os que adotam verdadeiros comportamentos de liderança digital e em rede. A covid-19 fez com que 12% mais líderes passassem a usar a plataforma corporativa. No entanto, mesmo depois de todos estes meses, 47% dos líderes continuam agarrados às tradicionais formas de comunicação e trabalho.
Há muitos departamentos de comunicação que usam as plataformas sociais corporativas para replicar os formatos que usam há anos noutros canais. Existe, porém, um grupo crescente de equipas de comunicação interna que recorre às plataformas para organizar diálogos digitais como um instrumento de comunicação. Apenas 14% dos departamentos de comunicação usam a plataforma de forma estruturada para influenciar a organização e envolver os funcionários.
ou faça um diagnóstico aprofundado das plataformas sociais da sua organização
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |