Global Survey on KM Capabilities and Impact

A Straits Knowledge, empresa global de consultoria e pesquisa em gestão de conhecimento, desenvolveu e está a lançar um estudo global sobre Capacidades e Impacto de Gestão de Conhecimento nas organizações.

Trata-se de um estudo com dois propósitos principais: ser um instrumento de análise e reflexão para as organizações e, simultaneamente, constituir-se como um benchmark global sobre a maturidade das organizações.

As organizações selecionadas para participar irão:

  • encontrar neste estudo um instrumento idóneo assente em normas, modelos e fundamentos sólidos da GC (incluindo a norma ISO 30401 – Knowledge management systems);
  • receber 2 relatórios comentados;
  • ter acesso a um dashboard digital para filtragem, análise detalhada e comparação de resultados;
  • poder beneficiar de um processo facilitado de partilha de conhecimento com outras organizações participantes.

A Knowman, enquanto parceira da Straits Knowledge e reconhecendo o elevado mérito e idoneidade deste estudo, associa-se a esta iniciativa e abre a 12 organizações portuguesas e a 12 organizações brasileiras a possibilidade de participar.

Descubra mais sobre o estudo através das questões abaixo, candidate a sua organização à participação no Global Survey on KM Capabilities and Impact ou contacte-nos para esclarecer qualquer questão.

 

Perguntas Frequentes

      1. Quem criou o estudo?
      2. O que distingue este estudo?
      3. Qual a diferença entre este estudo e o estudo que a Knowman já realiza?
      4. Quais os benefícios de participar neste estudo?
      5. O que está incluído nos relatórios produzidos?
      6. Quem pode participar neste estudo?
      7. Quais são as datas importantes relacionadas com este estudo?
      8. Qual o critério de seleção das organizações?
      9. Porque é que há um número limite de organizações que podem participar?
      10. Quem deve preencher o questionário?
      11. Quanto tempo demora a preencher o questionário?
      12. O estudo só está disponível em inglês?
      13. O que fazer para que a minha organização participe neste estudo?
      14. O que posso fazer para esclarecer algumas questões que ainda tenho?
      15. Quem tem acesso à informação submetida pela minha organização?

     

    Sobre o estudo

    Quem criou o estudo?

    O Global Survey on KM Capabilities and Impact foi criado pela empresa Straits Knowledge com base no trabalho de Patrick Lambe.

    A Straits Knowledge é uma empresa focada na consultoria e na pesquisa relacionada com o conhecimento, a aprendizagem e a inovação. A empresa tem sede em Singapura mas realiza projetos em todo o mundo. A Straits Knowledge é parceira da Knowman.

    Patrick Lambe é um dos sócios e diretores da Straits Knowledge e um dos nomes mais conhecidos da gestão de conhecimento mundial. É autor de dois livros – Organising Knowledge (2006) e The Knowledge Manager’s Handbook (2016). Foi entrevistado para o KMOL e já foi orador no Social Now, conferência organizada pela Knowman.

     

    O que distingue este estudo?

    1. A maioria dos outros estudos atribuem às organizações um nível de acordo com o seu estado de implementação da gestão de conhecimento. O modelo que serve de base a este Global Survey não impõe uma sequência de passos nem a existência de certos elementos como necessários para alcançar níveis de maturidade superiores. O Global Survey on KM Capabilities and Impact aceita que cada organização tem a sua realidade e contexto específicos e, como tal, é suficientemente flexível para pesar a realidade atual de acordo com o que faz sentido para a organização.
    2. Também ao contrário de muitos outros estudos, não atribui às organizações um nível (ex. iniciação, avançado, etc.) mas antes um valor numérico centésimal numa escala até 5. Isto permite distinguir as organizações de forma mais granular e acompanhar de forma mais precisa a evolução da própria organização ao longo do tempo.
    3. Considera a gestão de conhecimento como um ecossistema assente na interdependência de vários facilitadores – pessoas, processos, governo e infraestrutura.
    4. Aceita que algumas das respostas positivas ao questionário assentam em observações e na percepção de quem o responde e não, necessariamente, na existência de documentos ou indicadores comprovativos.

    Todo o racional e diferencial deste estudo está cuidadosa e claramente descrito num artigo de Patrick Lambe (PDF).

     

    Qual a diferença entre este estudo e o estudo que a Knowman já realiza desde 2010?

    Desde 2010 que a Knowman realiza um estudo como o objetivo de retratar a forma como as organizações olham, pensam e implementam a gestão de conhecimento. Destina-se apenas a organizações de Portugal e de Espanha e é o único estudo continuado focado na gestão de conhecimento dos países ibéricos.

  • Para além da abrangência geográfica, a outra grande diferenças entre os dois estudos está nos participantes: o Global Survey está pensado apenas para organizações que já estão a pensar seriamente a gestão de conhecimento, enquanto que o estudo da Knowman não tem esse requisito. Como tal, a estrutura e o tipo de questões do primeiro promove uma reflexão mais estratégica e obriga a uma visão mais abrangente da organização, enquanto que o segundo se foca em questões mais práticas e observáveis por praticamente qualquer colaborador da organização.
  • Porque não vemos qualquer conflito nem duplicação entre os dois estudos, a Knowman irá continuar a realizar o Estudo de Gestão de Conhecimento nas Organizações. A próxima edição será em 2019.

     

    Quais os benefícios de participar neste estudo?

    Ao participar no Global Survey on KM Capabilities and Impact a sua organização:

    1. Tem acesso a uma base de reflexão criada por um dos maiores nomes da gestão de conhecimento mundial, Patrick Lambe, e que assenta em normas, modelos e fundamentos sólidos da GC, incluindo a norma ISO 30401 – Knowledge management systems (em fase de finalização).
    2. Promove o debate interno focado nas áreas prioritárias para o desenvolvimento da gestão de conhecimento na organização.
    3. Recebe um relatório comentado com os pontos principais da GC na sua própria organização e outro que compara as KM capabilities da sua organização com as de outras organizações (ver O que está incluído nos relatórios produzidos).
    4. Tem acesso a um dashboard digital através do qual pode filtrar e comparar os seus resultados com os de outras organizações (dados anonimizados).
    5. Se tiver interesse, pode fazer parte de um processo de matchmaking através do qual a colocamos em contacto com outras organizações que tenham como pontos fortes as áreas de GC que a sua organização pretende melhorar.
    6. Se optar por participar em edições futuras, pode acompanhar e comparar a evolução da sua organização nos diversos pilares de análise.

     

    O que está incluído nos relatórios produzidos?

    Cada organização que participar no estudo irá receber dois relatórios: um relatório sobre a sua própria organização, e um relatório que compara a organização com as outras participantes no estudo.

    O relatório inclui e compara:

    • o KM Maturity Score global;
    • o estado de maturidade da organização em seis funções da GC
      • utilização de informação;
      • partilha de conhecimento;
      • manutenção de conhecimento crítico;
      • aprendizagem e melhoria;
      • inovação;
      • liderança e estratégia;
    • o nível de desenvolvimento de cada um dos quatro pilares – governo, processos, pessoas e infraestrutura.
    Exemplo de gráficos do Global Survey on KM Capabilities and Impact

    Dois dos gráficos incluídos e comentados nos relatórios e que se podem também explorar no dashboard digital

     

    Participação no estudo

    Quem pode participar neste estudo?

    A participação neste estudo está aberta a organizações que estejam a trabalhar a gestão de conhecimento ou que tenham planos para o fazer. Aqui incluem-se organizações que, por exemplo, tenham:

    • uma pessoa responsável pela gestão de conhecimento (GC) ou um grupo de embaixadores a puxar o tema;
    • uma estratégia de GC ou planos concretos para a definir;
    • iniciativas ou projetos específicos que visem a criação, partilha, acesso e retenção de conhecimento e informação, mesmo que não sejam vistas internamente como GC.

    Podem ser organizações de qualquer parte do mundo, públicas ou privadas, com mais de 50 colaboradores.

    Para esta primeira edição do estudo, a Knowman dá a oportunidade de participar a 12 organizações de Portugal e 12 do Brasil.

    Nota: Se tiver dúvidas sobre se a sua organização preenche os requisitos de participação, por favor entre em contacto connosco.

    (ver Porque é que há um número limite de organizações que podem participar)

     

    Quais são as datas importantes relacionadas com este estudo?

    • Até 15 de outubro 2018 – Manifestação de interesse em participar no Global Survey on KM Capabilities and Impact
    • Até 19 de outubro 2018 – Resposta às manifestações de interesse (ver Qual o critério de seleção das organizações?)
    • Até 30 novembro 2018 – Preenchimento do questionário online
    • Até 15 dezembro 2018 – Realização de entrevistas de follow-up (se necessárias)
    • Até 15 fevereiro 2019 – Receção dos relatórios e instruções de acesso ao dashboard digital

     

    Qual o critério de seleção das organizações?

    De entre as organizações que manifestarem o seu interesse para participar neste estudo, a Knowman irá selecionar 12 organizações de Portugal e 12 organizações do Brasil. (ver Porque é que há um número limite de organizações que podem participar)

    Para esta seleção a Knowman vai pesar um conjunto de fatores:

    • diversidade do tipo de atividade das organizações;
    • diversidade de abordagens e estados de implementação da gestão de conhecimento;
    • razão do interesse da organização para participar;
    • a probabilidade que sentirmos de obter respostas representativas por parte da organização (ver Quem deve preencher o questionário?);
    • a ordem de receção das candidaturas (apenas para fins de “desempate”).

     

    Porque é que há um número limite de organizações que podem participar?

    Tratando-se de um estudo com participação gratuita e considerando que há bastante trabalho envolvido na preparação dos relatórios, é necessário colocar um limite à participação.

     

    Questionário

    Quem deve preencher o questionário?

    O questionário deve ser preenchido pela pessoa responsável pela Gestão de Conhecimento na organização.
    Não existindo essa função, deve ser preenchido por:

    • um elemento da Direção / Administração; ou,
    • pela pessoa responsável pela área que, na organização, mais assume a condução de iniciativas e objetivos relacionados com a GC.

    O questionário pode também ser preenchido em grupo no âmbito de uma reflexão que reúna membros da equipa de GC, embaixadores de GC na organização, responsáveis de equipas de projeto e áreas de suporte da organização, etc. Esta abordagem permite respostas mais representativas e um importante debate sobre oportunidades e prioridades.

    A Knowman está disponível para facilitar este processo, podendo mesmo transformá-lo numa sessão de trabalho que inclua o preenchimento do questionário e a partilha de exemplos práticos de como os diferentes pontos da GC estão a ser implementados noutras organizações.

     

    Quanto tempo demora a preencher o questionário?

    Se preenchido individualmente, o questionário deve demorar 30 minutos.

    Se optar pelo preenchimento em grupo, será melhorar reservar 2 horas.

     

    O estudo só está disponível em inglês?

    Sim, neste ano de arranque o questionário e os relatórios serão disponibilizados apenas em inglês.

    Consideramos que a linguagem utilizada no questionário é bastante acessível e haverá um cuidado especial na linguagem usada nos relatórios produzidos para organizações cuja língua oficial não é o inglês.

    No entanto, e porque não queremos que a língua seja um obstáculo à participação, se a sua organização estiver interessada em participar no Global Survey on KM Capabilities and Impact mas houver algum constrangimento devido ao uso do inglês, por favor contacte a Knowman. Veremos qual a melhor forma de contornar a situação.

     

    Candidatura

    O que fazer para que a minha organização participe neste estudo?

    Basta que envie um email para info@knowman.pt com a seguinte informação:

    • nome da organização;
    • setor / tipo de atividade da organização;
    • breve descrição (1 ou 2 frases) sobre de que forma é que a organização está a pensar / tratar a gestão de conhecimento;
    • razão do interesse da organização em participar nesta Global Survey;
    • pessoa de contacto, cargo que ocupa na organização, email e número de telefone.

     

    O que posso fazer para esclarecer algumas questões que ainda tenho?

    Se tiver outras questões, se quiser conversar sobre alguma ideia ou receio, se tiver interesse em dinamizar uma sessão de trabalho interna em torno deste estudo (para preenchimento do questionário e/ou para análise dos resultados), não hesite em contactar-nos para info@knowman.pt ou +351 916 715 756.

     

    Os seus dados

    Quem tem acesso à informação submetida pela minha organização?

    Os dados que nos enviar por email para efeitos de candidatura à participação neste estudo ficarão apenas na posse da Knowman. Só serão usados para fins deste e de outros estudos que venhamos a realizar no futuro.

    Em qualquer momento poderá pedir que eliminemos estes dados dos nossos registos.

    A resposta ao questionário é feita através de um formulário online numa aplicação desenvolvida pela Straits Knowledge Digital.

    Os dados serão guardados em servidores que a Straits Knowledge aluga em Singapura.

    Os dados, ainda que disponíveis às outras organizações participantes para efeitos de comparação, estão anonimizados, isto é, a identidade da sua organização está codificada.

    A Straits Knowledge e a Knowman são as duas únicas entidades que terão acesso às suas respostas a fim de poder preparar e enviar os relatórios.