A Knowman foi convidada pela PASC – Plataforma Activa da Sociedade Civil para conduzir a ação de formação intitulada “Plataformas de Comunicação de Trabalho Colaborativo”, que decorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro, nas instalações da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em Telheiras, Lisboa, uma das associações que integra a PASC.
Ana Neves, sócia fundadora e CEO da Knowman coordenou esta primeira edição da formação, tendo convidado Bruno Amaral para colaborar num dos módulos.
A acção de formação destinada a colaboradores das ONGs associadas da PASC insere-se no projeto “Institucionalizar, Estruturar e Potenciar a Plataforma Activa da Sociedade Civil (IEP-PASC)”. No primeiro módulo Bruno Amaral ofereceu dicas de como as redes sociais podem ser usadas pelas ONGs para comunicar e escutar a sociedade. Ana Neves deu exemplos concretos de projetos de voluntariado e cidadania cuja abrangência cresceu muito graças à dinamização que conseguiram imprimir às suas redes sociais. O Felicidário, Dar e Receber, Geovolutas, Adoeci ou o Cidadania 2.0 foram alguns dos casos apresentados na ação de formação. Um dos exemplos de projeto que maior entusiasmo gerou foi o Casserole Club, nascido na Grã-Bretanha, e que assegura a partilha de comida, ou seja, pode ser entregue a quem faz falta, ajudando também ao não desperdício por parte da pessoa ou família a quem sobrou.
“É sempre um enorme prazer poder dar a conhecer formas de utilizar a Internet e as ferramentas sociais em prol de projetos sociais e de cidadania. E é uma enorme alegria ver os olhos dos participantes arregalados e sonhadores, ao aperceberem-se da forma como poderiam ser usados no contexto das suas organizações e projetos”, congratula-se a sócia fundadora e CEO da Knowman, no balanço da formação.
Com a generalização das redes sociais em todo o mundo e em particular em Portugal a tornar cada vez mais relevante a partilha de experiências relacionadas com a Web 2.0 em diversos contextos, Ana Neves demonstrou como as ferramentas sociais podem e devem ser usadas como instrumento de trabalho para colaboração, inovação e preservação de documentos e conhecimento.
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