A Knowman organizou mais uma edição do “Social Now Europe”. O evento teve lugar a 20 e 21 de abril e voltou a decorrer em Amesterdão, capital da Holanda, e a ser apresentado por Samuel Driessen. Durante dois dias, dez ferramentas sociais corporativas, foram propostas a uma plateia composta por mais de 60 pessoas, vindas de 8 países, numa dinâmica que demonstrou a crescente preocupação em criar ferramentas que agilizem os processos organizacionais e promovam a autonomia e o engagement dos colaboradores.
Nas palavras dos elementos do painel do Social Now – Agnese Spona, Bruno Amaral e Pedro Custódio -, nota-se uma evolução na usabilidade das ferramentas apresentadas: Iris Intranet, Jamespot, KanBo, Brikit, IBM Connections/XCC, MangoApps, nooQ, Coyo, Knowledge Plaza e Eyo.
Cada uma das empresas convidadas a apresentar a sua ferramenta social corporativa teve como base de trabalho a Cablinc, uma empresa fictícia de indústria e serviços, criada para o efeito, localizada em três países e com um total de 1200 colaboradores.
No final das apresentações, foram atribuídos prémios em quatro categorias. A nooQ arrecadou os prémios para Coolest Tool e Coolest Feature, enquanto o prémio Best Presentation foi para a Brikit. Na categoria Tool that Best Fit Your Organisation o empate determinou a vitória da nooQ, MangoApps e Iris Intranet. A votação foi feita pelos membros da audiência. A nooQ, que escolheu o “Social Now Europe 2015” para palco do lançamento da sua mais recente grande release, foi bastante aplaudida pelo «atrevimento» de criar uma interface radicalmente diferente de todas as que geralmente se encontram em aplicações deste tipo.
Dana Leeson, a própria Ana Neves, diretora geral da Knowman, Carsten Rossi, Paul Corney, Phil Kropp e Alvaro Caballero foram os oradores que falaram sobre a gestão do conhecimento no seio das empresas através do recurso a ferramentas sociais.
Luis Suarez referiu-se à crescente tendência de redução do acesso ao e-mail, que já existe há 41 anos, defendendo uma «adaptação das ferramentas aos novos hábitos sociais em contexto de trabalho».
Os quatro consultores que, durante o Social Now Europe 2015, ofereceram ideias para melhorar os processos da Cablinc (do mais próximo para o mais afastado): Carsten Rossi, Phil Kropp, Paul Corney e Luis Suarez.
Stowe Boyd desafiou a audiência com a sua intervenção intitulada “What’s Wrong With Social Collaboration? Everything”. O investigador anunciou no “Social Now” o surgimento daquilo a que chamou o futuro do trabalho com as relações dos funcionários a mudarem o foco de “company-centric” para “human-centric”: «O digital está a instalar-se em todas as indústrias, por isso, o melhor é começarmos a fazer melhores ferramentas e depressa!», provocou Stowe Boyd.
De recordar que esta é já a 4.ª edição do “Social Now Europe” que nos dois primeiros anos se realizou em Lisboa e no Porto. Em 2015 a escolha recaiu sobre a Holanda por ter, tal como muitos países do norte da Europa, um grande foco de interesse nas plataformas sociais corporativas.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |