A Knowman promoveu um workshop sobre gestão e retenção de conhecimento nas organizações.
Paul Corney veio a Lisboa para explicar como as organizações podem fazer uma eficaz retenção de conhecimento no workshop intitulado “Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge”. Reter e difundir o conhecimento no seio de qualquer empresa ou organização é fundamental para melhorar a produtividade, assegurar a conformidade com normas de qualidade, alicerçar a inovação e dinamizar novas linhas de negócio.
Um dos pontos de partida da sessão foi a de que a gestão de conhecimento deve ser debatida ampla e periodicamente nas instituições, de forma a fazer Portugal avançar neste campo, como tem acontecido noutros países por onde Paul Corney, consultor em gestão de conhecimento, tem passado e vivido essa experiência na 1.ª pessoa.
Ter informação disponível sobre qualquer assunto ou procedimento interno da sua organização, é um privilégio que não está à disposição de todos mas Paul Corney entende que «deve ser um processo contínuo alimentado pela certeza de que todos têm algo a contribuir e muito a aprender com a partilha de conhecimentos».
Redes, conhecimento e até um ciclo de trabalho já cumprido, podem perder-se se as empresas simplesmente deixarem sair os seus recursos humanos sem procurar preservar o conhecimento que adquiriram no seu percurso profissional. As empresas na área da saúde foram exemplo na manhã de ensinamentos de Paul Corney na medida em que, com o cliente cada vez mais exigente numa rápida e barata resposta às suas necessidades, é necessário não se perder nenhum conhecimento o que, explica o consultor em gestão de conhecimento, «contribui positivamente no processo de tomada de decisão, além de ser um importante fator de coesão social entre colegas».
A informação pode ser passada de forma verbal, através de documentos ou, mais recentemente, através das intranets. No processo de captura e retenção de conhecimento, Paul Corney identificou alguns importantes passos a seguir: recolha, armazenamento, partilha, colaboração e colheita que resultam em melhor conhecimento e melhores especialistas, sobre os quais os níveis de conhecimento devem ser medidos e mantidos ou melhorados. «Muda-se o processo e começa a notar-se o impacto», assegura Paul Corney.
Depois de terem identificado quem, no seio das suas organizações, é o grande “detentor de conhecimento”, os participantes procuraram-lhe uma série de características “ideais” a seguir como exemplo.
As entrevistas feitas a quem poderá estar, eventualmente, de saída, foi um dos principais instrumentos que o consultor apontou como fundamental para preservar o conhecimento desse indivíduo. No entanto, «quando partilhamos também aprendemos, por isso, podemos fazê-lo, por exemplo, durante a hora de almoço com um colega», esclareceu.
Neste contexto surgiu a questão da importância das ferramentas sociais na intranet mas «não basta ter a ferramenta, é preciso compensar as pessoas que derem o seu contributo mesmo que seja a partilha de um hábito ou de pequenos momentos do seu dia de trabalho. Se a empresa for muito formal, também se pode falar ali sobre uma decisão que foi ou vai ser tomada mas sempre com um objetivo. Pode haver sintonia entre as nossas motivações pessoais e a estratégia da empresa», incentivou Corney.
Durante a tarde os participantes foram convidados a experimentar uma situação de entrevista para compreender melhor o tipo de perguntas e a forma como devem ser feitas de modo a obter valioso conhecimento sobre um projecto, por exemplo. «Na entrevista temos de tomar nota de quem esteve envolvido, como correu e teremos como resposta quem é quem na instituição», especificou Paul Corney.
Ana Neves, da Knowman, esteve presente para ilustrar alguns cenários organizacionais e partilhar também algumas sugestões com base na sua larga experiência profissional.
“Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge” realizou-se no hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, no dia 29 de outubro.
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