Quem somos

Existimos para inspirar e ajudar organizações e comunidades a atingir os seus objetivos através do conhecimento, pelo constante desafio intelectual e devido reconhecimento dos seus colaboradores, clientes e parceiros.
Um percurso de

20 anos

Áreas de atividade

Criada em 2001, a Knowman é uma empresa de consultoria que oferece orientação e apoio a organizações e comunidades nas seguintes áreas:

Gestão de Conhecimento

Definimos estratégias para criação, partilha e retenção de conhecimento.

Apoiamos a execução e avaliação dessas estratégias.

Aprendizagem Organizacional
Definimos a apoiamos processos e iniciativas de criação e disseminação de conhecimento na organização (ex. knowledge harvesting, registo de lições aprendidas, identificação de boas práticas).
Comunidades
Concebemos, definimos estratégias e dinamizamos comunidades e redes de aprendizagem, partilha e inovação.
Intranets e Plataformas Sociais Corporativas

Especificamos as características desejadas em intranets e plataformas sociais de apoio à comunicação interna, à colaboração, à inovação e à partilha e disseminação de conhecimento.

Ajudamos na seleção de ferramentas, orientamos toda a fase de preparação, acompanhamos e aconselhamos o desenvolvimento e configuração, definimos modelos de governança e planos de comunicação e adoção.

Definimos e executamos planos de avaliação de atividade e impacto.

Comunicação Interna
Identificamos oportunidades e dinâmicas de aproximação dos colaboradores à mensagem corporativa, à narrativa organizacional, e aos valores e prioridades de negócio.

Exploramos o digital e o social para atingir estes propósitos.

Participação Cívica e CivicTech
Concebemos plataformas digitais para participação dos cidadãos em questões societais, dinamizando o diálogo da sociedade civil e entre esta e as entidades públicas e Governo.

Pensamos formatos de recolha, disponibilização e utilização de dados abertos para uma sociedade civil mais informada e processos de tomada de decisão mais sustentados e transparentes.

As pessoas

A empresa foi criada e é gerida por Ana Neves.

Na sua bagagem profissional traz experiências variadas: Senior Consultant numa consultora inglesa, Knowledge Network Manager em agências do Ministério de Saúde britânico, Cultural Change Manager num grande banco inglês, etc.

Em 2008, 2010 e 2011 foi presidente do júri do Prêmio Intranet Portal, um prémio que reconhece a melhor intranet em organizações públicas e privadas no Brasil.

Em 2001 criou o KMOL, um site em língua portuguesa dedicado à gestão de conhecimento e à aprendizagem organizacional que ainda hoje é referência obrigatória para os interessados nestas áreas da gestão empresarial.

Foi co-responsável pela edição dos livros “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento” (Edições Sílabo, 2003) e “Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público” (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, 2014) nos quais assina alguns capítulos.

Idealizou eventos como o Cidadania 2.0, o Social Now e o Organização 2.0.

É coordenadora do grupo CivicTech da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI) e membro honorário da Comissão Diretiva da Federación Iberoamericana de Comunicación Interna (FIDECI).

O seu rico percurso profissional, a sua linguagem descomplicada e a sua postura descontraída contribuem para que seja frequentemente convidada para eventos em Portugal e no estrangeiro. Neles partilha a sua experiência em áreas como gestão de conhecimento, redes sociais corporativas e cidadania 2.0 (uso de redes e ferramentas sociais para o diálogo em sociedade).

Alguns clientes

Será que o nosso próximo desafio vai ser o seu?

O que dizem de nós

  • Laura Henriques
    O contributo que a Knowman tem prestado à ANACOM permite-nos hoje explorar territórios surpreendentes na área da Comunicação e Marketing de Sistemas e Tecnologias de Informação – a área que represento. Poder trabalhar com a Ana surpreende. É uma oportunidade para alargar horizontes e para revolucionar a forma de responder aos desafios.
    Laura Henriques
    ANACOM
  • José Antônio Carlos
    Quando se fala em Gestão do Conhecimento, do jeito que penso essa disciplina, alguns poucos nomes sobrevivem em minha cabeça. Ana Neves é uma delas. É uma referência que não deixo de ouvir e acompanhar. Foi minha inspiradora, depois trabalhamos juntos em alguns projetos, onde minha admiração por ela só fez aumentar. Entre outros, três traços no trabalho dela me impressionam: sólido embasamento teórico, seriedade a toda prova e caráter.
    José Antônio Carlos
    Governo do Estado de São Paulo
  • Sónia Nunes
    A gestão do conhecimento não é um projecto com princípio, meio e fim. É muito mais uma viagem sem termo. Aliás é supostamente quando "acaba" o projecto que tudo começa. Manter o espírito da troca de conhecimento vivo é um grande desafio e implica, muitas vezes, mudanças culturais profundas. Foi um prazer ter iniciado esta viagem com a Ana Neves porque deu-nos orientações, provocou-nos com questões, antecipou os grandes desafios e porque a sua forma "descomplicada", prática e empenhada tornaram tudo mais fácil.
    Sónia Nunes
    Dynargie
  • Miguel Nogueira
    A NUCASE teve a oportunidade de trabalhar com a Knowman na auditoria de conhecimento e processos da NUCASE e na concepção das linhas estratégicas do nosso projecto de gestão do conhecimento e respectivas especificações funcionais. A sua experiência e conhecimento nestas áreas foi essencial para uma correcta definição do âmbito do nosso projecto, bem como na orientação acerca das metodologias e ferramentas a utilizar para a sua implementação. Agora que nos preparamos para levar a cabo as primeiras acçõe de implementação do projecto, pretendemos contar com a Knowman na orientação das mesmas.
    Miguel Nogueira
    Nucase
  • Carla Caracol, Diretora de Recursos Humanos

    as sessões do Social Now a que assisti foram muitíssimo interessantes, para além de inovadoras na abordagem

    Carla Caracol, Diretora de Recursos Humanos
    Grupo Renascença Multimédia
  • Elisabete Rodrigues
    Raros foram os eventos em Portugal onde tive a oportunidade de assistir a tanta qualidade, eficiência e eficácia
    Elisabete Rodrigues
    Inspeção-Geral das Atividades Culturais
  • Tania Deodato
    Tive a oportunidade de assistir ao Workshop para os colaboradores da Petrobras e à palestra no KM Brasil e não me decepcionei. As palestras serviram para dar o que pensar aos dirigentes que se encontravam presentes e com certeza deram um novo sopro a quem já vinha discutindo o assunto.
    Tania Deodato
    Petrobras
  • João Manoel
    Tive a oportunidade de assistir sua apresentação no KM Brasil 2008 e achei excelente, parabéns! O evento de uma forma geral apresentou experiências bem relevantes, mas poucas tiveram um caráter de aplicação prática como a tua.
    João Manoel
  • Thiago Avila
    Ana, assisti a sua palestra no KMBRasil 2008 e arriscaria a dizer que foi a melhor do evento. Palestra super didática, interativa e objetiva. Você nos deu uma aula sobre como implementar Gestão do Conhecimento de forma simples e objetiva.
    Thiago Avila