Quem somos

Existimos para inspirar e ajudar organizações e comunidades a atingir os seus objetivos através do conhecimento, pelo constante desafio intelectual e devido reconhecimento dos seus colaboradores, clientes e parceiros.
Um percurso de

22 anos

Áreas de atividade

Criada em 2001, a Knowman é uma empresa de consultoria que oferece orientação e apoio a organizações e comunidades nas seguintes áreas:

Gestão de Conhecimento

Definimos estratégias para criação, partilha e retenção de conhecimento.

Apoiamos a execução e avaliação dessas estratégias.

Aprendizagem Organizacional
Definimos a apoiamos processos e iniciativas de criação e disseminação de conhecimento na organização (ex. knowledge harvesting, registo de lições aprendidas, identificação de boas práticas).
Comunidades
Concebemos, definimos estratégias e dinamizamos comunidades e redes de aprendizagem, partilha e inovação.
Intranets e Plataformas Sociais Corporativas

Especificamos as características desejadas em intranets e plataformas sociais de apoio à comunicação interna, à colaboração, à inovação e à partilha e disseminação de conhecimento.

Ajudamos na seleção de ferramentas, orientamos toda a fase de preparação, acompanhamos e aconselhamos o desenvolvimento e configuração, definimos modelos de governança e planos de comunicação e adoção.

Definimos e executamos planos de avaliação de atividade e impacto.

Comunicação Interna
Identificamos oportunidades e dinâmicas de aproximação dos colaboradores à mensagem corporativa, à narrativa organizacional, e aos valores e prioridades de negócio.

Exploramos o digital e o social para atingir estes propósitos.

Participação Cívica e CivicTech
Concebemos plataformas digitais para participação dos cidadãos em questões societais, dinamizando o diálogo da sociedade civil e entre esta e as entidades públicas e Governo.

Pensamos formatos de recolha, disponibilização e utilização de dados abertos para uma sociedade civil mais informada e processos de tomada de decisão mais sustentados e transparentes.

As pessoas

A empresa foi criada e é gerida por Ana Neves.

Na sua bagagem profissional traz experiências variadas: Senior Consultant numa consultora inglesa, Knowledge Network Manager em agências do Ministério de Saúde britânico, Cultural Change Manager num grande banco inglês, etc.

Em 2008, 2010 e 2011 foi presidente do júri do Prêmio Intranet Portal, um prémio que reconhece a melhor intranet em organizações públicas e privadas no Brasil.

Em 2001 criou o KMOL, um site em língua portuguesa dedicado à gestão de conhecimento e à aprendizagem organizacional que ainda hoje é referência obrigatória para os interessados nestas áreas da gestão empresarial.

Foi co-responsável pela edição dos livros “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento” (Edições Sílabo, 2003) e “Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público” (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, 2014) nos quais assina alguns capítulos.

Idealizou eventos como o Cidadania 2.0, o Social Now e o Organização 2.0.

É membro honorário da Comissão Diretiva da Federación Iberoamericana de Comunicación Interna (FIDECI).

O seu rico percurso profissional, a sua linguagem descomplicada e a sua postura descontraída contribuem para que seja frequentemente convidada para eventos em Portugal e no estrangeiro. Neles partilha a sua experiência em áreas como gestão de conhecimento, redes sociais corporativas e cidadania 2.0 (uso de redes e ferramentas sociais para o diálogo em sociedade).

Tem uma Licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra.

Alguns clientes

Será que o nosso próximo desafio vai ser o seu?

O que dizem de nós

  • Adriana Jacinto
    The pace was perfect: kept me hooked! Loved the use of Cablinc throughout and how all were looking at solutions to its challenges: made it so concrete and relatable. Loved the people I met! Ana is a fantastic convener, conceptualiser and executor.
    Adriana Jacinto
    Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos
  • Sara Gil
    Always interesting contents, good pace and amazing environment. I wouldn't change anything.
    Sara Gil
    SIBS
  • Elsa Cruz
    Gostei muito, mais uma vez, da conferência: realmente diferente e verdadeiramente estimulante para 'abrir a cabeça' a novas ideias na área da colaboração e partilha de conhecimento nas organizações.
    Elsa Cruz
    Turismo de Portugal
  • Ana Bonito
    A boa surpresa é a informalidade e riqueza do conhecimento partilhado
    Ana Bonito
    Comboios de Portugal
  • Adriana Jacinto
    Adoro ouvir o podcast KMOL. Super útil, aplicações múltiplas. São pérolas para quem navega por estes mares da gestão de conhecimento. Trabalho excelente, e de enorme utilidade e aplicação. Apesar de estar muito feliz por ouvir a Ana em Português, também penso quem me dera que fosse em Inglês para poder partilhar com vários colegas com quem trabalho!
    Adriana Jacinto
    Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos
  • Adelina Sequeira
    Fiquei positivamente surpreendida pelo facto dos oradores serem também eles participantes, construindo uma verdadeira comunidade de prática e uma rede de conhecimento. Óptimo ambiente, muito acolhedor para os "novatos".
    Adelina Sequeira
    Alliance Française de Lisbonne
  • Jorge Garcia
    O apoio da Knowman tem sido muito importante, não apenas pela experiência comprovada neste tipo de projetos, mas também pela qualidade, envolvimento e empenho pessoal da Ana Neves, que transcende em muito a típica relação meramente profissional. Diria que foi capaz de vestir a camisola da ANACOM e do interesse público como poucos.
    Jorge Garcia
    ANACOM
  • Thiago Avila
    Ana, assisti a sua palestra no KMBRasil 2008 e arriscaria a dizer que foi a melhor do evento. Palestra super didática, interativa e objetiva. Você nos deu uma aula sobre como implementar Gestão do Conhecimento de forma simples e objetiva.
    Thiago Avila
  • João Manoel
    Tive a oportunidade de assistir sua apresentação no KM Brasil 2008 e achei excelente, parabéns! O evento de uma forma geral apresentou experiências bem relevantes, mas poucas tiveram um caráter de aplicação prática como a tua.
    João Manoel
  • Tania Deodato
    Tive a oportunidade de assistir ao Workshop para os colaboradores da Petrobras e à palestra no KM Brasil e não me decepcionei. As palestras serviram para dar o que pensar aos dirigentes que se encontravam presentes e com certeza deram um novo sopro a quem já vinha discutindo o assunto.
    Tania Deodato
    Petrobras
  • Elisabete Rodrigues
    Raros foram os eventos em Portugal onde tive a oportunidade de assistir a tanta qualidade, eficiência e eficácia
    Elisabete Rodrigues
    Inspeção-Geral das Atividades Culturais
  • Carla Caracol, Diretora de Recursos Humanos

    as sessões do Social Now a que assisti foram muitíssimo interessantes, para além de inovadoras na abordagem

    Carla Caracol, Diretora de Recursos Humanos
    Grupo Renascença Multimédia
  • Miguel Nogueira
    A NUCASE teve a oportunidade de trabalhar com a Knowman na auditoria de conhecimento e processos da NUCASE e na concepção das linhas estratégicas do nosso projecto de gestão do conhecimento e respectivas especificações funcionais. A sua experiência e conhecimento nestas áreas foi essencial para uma correcta definição do âmbito do nosso projecto, bem como na orientação acerca das metodologias e ferramentas a utilizar para a sua implementação. Agora que nos preparamos para levar a cabo as primeiras acçõe de implementação do projecto, pretendemos contar com a Knowman na orientação das mesmas.
    Miguel Nogueira
    Nucase
  • Sónia Nunes
    A gestão do conhecimento não é um projecto com princípio, meio e fim. É muito mais uma viagem sem termo. Aliás é supostamente quando "acaba" o projecto que tudo começa. Manter o espírito da troca de conhecimento vivo é um grande desafio e implica, muitas vezes, mudanças culturais profundas. Foi um prazer ter iniciado esta viagem com a Ana Neves porque deu-nos orientações, provocou-nos com questões, antecipou os grandes desafios e porque a sua forma "descomplicada", prática e empenhada tornaram tudo mais fácil.
    Sónia Nunes
    Dynargie
  • José Antônio Carlos
    Quando se fala em Gestão do Conhecimento, do jeito que penso essa disciplina, alguns poucos nomes sobrevivem em minha cabeça. Ana Neves é uma delas. É uma referência que não deixo de ouvir e acompanhar. Foi minha inspiradora, depois trabalhamos juntos em alguns projetos, onde minha admiração por ela só fez aumentar. Entre outros, três traços no trabalho dela me impressionam: sólido embasamento teórico, seriedade a toda prova e caráter.
    José Antônio Carlos
    Governo do Estado de São Paulo
  • Laura Henriques
    O contributo que a Knowman tem prestado à ANACOM permite-nos hoje explorar territórios surpreendentes na área da Comunicação e Marketing de Sistemas e Tecnologias de Informação – a área que represento. Poder trabalhar com a Ana surpreende. É uma oportunidade para alargar horizontes e para revolucionar a forma de responder aos desafios.
    Laura Henriques
    ANACOM