A Knowman voltou a realizar o evento “Social Now: Tools for Workforce Collaboration” em Portugal, nos dias 11 e 12 de abril, depois das duas últimas edições terem acontecido em Amesterdão, Holanda. A quinta edição da conferência juntou em Lisboa especialistas de comunicação interna, recursos humanos, tecnologias de informação, etc. para analisar o papel das plataformas sociais corporativas na melhoria de processos organizacionais chave. Estiveram presentes mais de 70 participantes de países como o Reino Unido, Alemanha, Holanda, Espanha, Estados Unidos da América, Portugal e outros. A edição de 2017 está já agendada para 11 e 12 de maio em Lisboa.
Apresentado por Samuel Driessen, o Social Now Europe 2016 foi palco para a apresentação de sete ferramentas sociais corporativas usando como base de trabalho “Um dia na vida da Cablinc”, uma empresa fictícia criada pela Knowman para este evento.
Ao longo dos dois dias da conferência, oito oradores apresentaram os seus pontos de vista e partilharam os ensinamentos que têm recolhido no exercício das suas funções diárias. (Slides, fotos e outras partilhas relacionadas com esta edição do evento, estão disponíveis aqui)
Paul Corney, consultor em gestão de conhecimento, falou sobre a nova ISO 9001:2015, publicada a 15 de setembro de 2015, e que apresenta melhorias para os sistemas de gestão da qualidade das organizações. O capítulo dedicado ao Conhecimento Organizacional é novo na ISO 9001:2015 e enquadra o conhecimento organizacional como um recurso fundamental (veja o contributo da Knowman no Guia APCER sobre a recente versão da norma).
Marc Wright focou a sua apresentação no “Changing Role of Internal Communications”, enquanto apresentou uma estatística relevante: 95% da informação que os membros de uma instituição procuram está na rede interna dessa mesma instituição. Para a adoção de melhores estratégias no aproveitamento deste conhecimento, Wright diz que o foco tem de estar em quarto áreas: comunicação, colaboração, gestão de conhecimento e transformação.
Jaap Linssen dá também outra sugestão para se melhorar a comunicação interna: criar micro-narrativas que acompanhem as tarefas diárias. «A capacidade de contar histórias começou a diminuir dentro das grandes empresas. Mas a tecnologia devia dar-nos mais poder porque, de repente, 600 pessoas têm a possibilidade de contar uma história enriquecedora para todos», afirmou o consultor.
«Há oito anos que deixei de usar o e-mail», começou por dizer Luis Suarez. O especialista em comunidades online e defensor da redução de e-mail nas organizações, frisou a enorme quantidade de tempo que se perde durante o dia no “vai-vem” de e-mails. «A mudança é muito difícil; temos que ser persistentes», advertiu Luis Suarez que recebe uma média de 5 e-mails por semana e que já liderou alguns workshops com a Knowman.
No segundo dia coube a Emanuele Quintarelli fazer uma apresentação sobre “Bringing Social Tools to Life”. Mostrando a sua preocupação pelo facto de muitas empresas continuarem sem perceber porque devem colaborar, o especialista em transformação digital no seio empresarial referiu que «a colaboração é a melhor maneira de mudar toda a empresa; só com a criação de pontes é possível levar os diferentes stakeholders a falarem uns com os outros». Quintarelli explicou, no entanto, que essa mudança não deve ser imposta por gestores ou administradores, mas sim dando poderes aos colaboradores para o fazerem.
Para que a rede de suporte no interior de uma instituição também sirva para o colaborador se sentir valorizado, Ana Neves apresentou o papel das ferramentas sociais nos três momentos-chave da vida de um projeto: antes, quando é preciso aceder ao conhecimento passado e às pessoas certas; durante, quando é importante colaborar e partilhar conhecimento rapidamente; e depois, quando é importante disponibilizar o conhecimento e informação criados. «As ferramentas sociais são interações humanas trazidas para a realidade digital», conclui a sócia fundadora e CEO da Knowman que organiza o Social Now.
Tony Byrne teve por missão encerrar a conferência deste ano apontando direções de futuro sobre os locais de trabalho digitais. «Se as empresas conseguirem gerir a influência que os colaboradores têm com a sua experiência partilhada, têm grande possibilidade de também virem a influenciar os seus clientes», reforçou.
No dia 13, houve ainda lugar para duas masterclasses pós-evento. Uma esteve a cargo de Luis Suarez e concentrou-se nos passos que as organizações podem dar no sentido de reduzir o volume de email e a quantidade de conhecimento que se perde nas caixas de email; a outra foi conduzida por Paul Corney e focou-se na retenção de conhecimento crítico nas organizações.
Com a organização do Social Now, a Knowman pretende ajudar as organizações a descobrirem o valor das ferramentas sociais corporativas e a alcançarem um maior retorno das ferramentas que já têm. Ajudar a melhorar a comunicação, a colaboração, a inovação e a captura de conhecimento crítico nas empresas, são intenções que a Knowman pretende repetir no Social Now do próximo ano que já está agendado para os dias 11 & 12 de maio de 2017 em Lisboa. Reserve as datas na sua agenda e reserve orçamento para esta atividade. (Se fizer um pré-registo, que não implica qualquer compromisso, receberá um vale de desconto no valor de 10%.)
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