Workshops “Achieving Purposeful Collaboration & Effective Knowledge Flows”

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A maioria das organizações reconhece que deveriam conseguir tirar mais partido do conhecimento que têm – tanto na cabeça dos seus colaboradores como nas suas redes. Recursos limitados, questões mais urgentes e falta de apoio são as principais razões apontadas para que não se olhe de forma séria para este tema.

Apesar de uma estratégia clara ser de extrema importância para criar um contexto e legitimizar intervenções organizacionais, há algumas “pequenas” ações capazes de grande impacto e que podem conseguir maximizar o retorno do conhecimento e minimizar os danos causados por alguns erros comuns.

Estas masterclasses, abertas para pessoas em nome organizacional ou individual, irão debruçar-se sobre desafios organizacionais muito concretos e oferecer abordagens muito práticas sobre como os ultrapassar.

Ambas as masterclasses serão em língua inglesa e, apesar de estarem na agenda complementar ao Social Now, as inscrições podem ser feitas de forma independente.

  1. Working Smarter with Less Email – Luis Suarez
  2. Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge – Paul Corney

As sessões têm lugar numa fantástica zona de Lisboa, junto de transportes públicos e com um horário compatível com deslocações de fora no próprio dia.

Tivoli Oriente Hotel - Meeting roomTivoli Oriente Hotel[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Working Smarter with Less Email

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Luis Suarez – Lisboa, 13 abril 2016
Luis Suarez

Em 2011 a McKinsey publicou os resultados de um estudo que apontava que um trabalhador do conhecimento gasta, em média, 650 horas (3,5 meses) por ano a processar e gerir o seu email. Pode não parecer muito numa empresa como a sua onde o email ainda domina a maior parte das interações.

Mas por que é que, apesar de todo o trabalho árduo e energia que tem despendido ao longo do tempo, a ajudar a sua organização a tornar-se uma Empresa Socialmente Integrada e capaz de escolher as suas próprias ferramentas sociais corporativas, os seus colegas continuam a recorrer constantemente ao email como meio de comunicação, colaboração e partilha de conhecimentos? Mesmo hoje, em pleno ano de 2015.

Mas, e se não fosse esse o caso? O que aconteceria se conseguisse reduzir 80% do seu email em apenas 5 semanas e ajudasse a disparar o uso eficaz de ferramentas sociais pelos seus colegas? Estaria disposto(a) a redefinir uma nova forma de trabalhar e aprender para si e para os seus colegas? Uma forma de trabalhar onde a abertura, a transparência e a serendipidade nos ajudam a ser mais eficazes e produtivos?

Venha passar o dia com Luis Suarez, um adviser independente em Social Business & Digital Transformation, praticante 2.0 experiente e pioneiro do #noemail. Ele irá partilhar muitas boas práticas, know-how, lições aprendidas, dicas e truques sobre como também você pode afastar-se do email, junto com os seus colegas, através de uma maior utilização das ferramentas sociais corporativas, melhorando a partilha de conhecimento e a colaboração não só internamente mas também como clientes e parceiros. Começando já!

Liberte-se do email, comece a viver Social e aprenda como se pode tornar mais produtivo e eficaz, sem negligenciar o seu próprio desenvolvimento pessoal e a sua produtividade enquanto tira mais partido das tecnologias sociais.

Ana NevesA masterclass será liderado por Luis Suarez e Ana Neves. Ana Neves contribuirá com alguma da sua experiência e outras sugestões sobre como reduzir a dependência do email.

Nota: A masterclass será em inglês[/vc_column_text][vc_button title=”Inscreva-se já!” target=”_blank” color=”btn-primary” icon=”none” size=”wpb_regularsize” href=”http://knowman01.eventbrite.com”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_accordion][vc_accordion_tab title=”Agenda”][vc_column_text]

  1. Welcome and Overview
  2. From Adoption to Adaptation, from Enablement into Engagement
  3. Towards the Connected Enterprise Living #noemail
  4. Use Case #1: From hierarchy to wirearchy (Building a digital footprint)
  5. Use Case #2: From document centric to people centric computing
  6. Use Case #3: Asking questions (Demonstrate your thought leadership & expertise)
  7. Use Case #4: Task centric computing (getting work done through digital tools)
  8. Use Case #5: Networks as the new production line (Community as the new work)
  9. Closing discussion

The masterclass will be in English[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Sobre Luis Suarez”][vc_column_text]Luis Suarez is a Chief Emergineer and People Enabler. A well seasoned Social / Open Business evangelist and 2.0 practitioner with over 15 years of experience on knowledge management, collaboration, learning, online communities and social networking for business, and has been living, since February 2008, a work life without email challenging the status quo of how knowledge workers collaborate and share their knowledge by promoting openness, transparency, trust, sustainable growth, engagement, connectedness and overall smart work.

Luis Suarez can be contacted over in Twitter at @elsua.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”A quem se destina”][vc_column_text]If you are a knowledge worker spending more than 1 hour per day handling and processing your email and would want to pro-actively do something to reduce your Inbox clutter, this is the workshop for you.

If you are thinking about how you could redefine the way you work by becoming more open, transparent, collaborative, and overall more social with the digital tools are your disposal, come and join us!

Finally, if you would want to embark on a personal transformation journey where you would eventually work smarter, not necessarily harder, this workshop has been put together for you. Come and join us![/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Datas”][vc_column_text]Quarta-feira, 13 abril 2016

Das 9:30 às 13h00[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Local”][vc_column_text]Hotel Tivoli Oriente

Av. D. João II, n.º 27
Parque das Nações
1990-083 Lisboa, Portugal

Visitar o website >>

Como chegar >>[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Inscrição”][vc_column_text]

Inclui coffee-break

Preço exclui IVA. Participantes de fora de Portugal estão isentos de IVA.

Contacte-nos se quiser inscrever-se ou se tiver questões ou pedidos especiais[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][/vc_accordion][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Paul Corney – Lisboa, 13 abril 2016
Paul Corney

Uma pesquisa recente perguntou a 300 grandes organizações: “Está confiante que a sua organização consegue reter o conhecimento e experiência dos seus especialistas quando estes deixarem a empresa?” Apenas 4 das 300 organizações responderam “muito confiante”. 30 responderam “relativamente confiante”.

Este cenário não é invulgar. As organizações sabem que têm de responder a pressões como redução de funcionários, fusões e reformas, mas poucas parecem preparadas ou, sequer, dispostas a fazê-lo.

É comum, depois de uma crise, ouvir os gestores dizerem “vamos aprender com isto”. Quantas vezes essa aprendizagem aponta para uma falha na forma como se transmitiu conhecimento sobre um processo? Quantas pessoas são contratadas de volta para a empresa como consultoras porque a organização tem problemas graves que apenas elas têm conhecimento para resolver?

Apesar disso, muitas organizações fazem “captura de conhecimento à pressa” (uma lembrança de última hora quando as pessoas saem) e muitas vezes não conseguem fazer uso do conhecimento do pessoal que já tinha sido afastado e, em seguida, regressa… pois, não se esqueça dos repatriados!

Uma retenção eficaz de conhecimento começa quando um colaborador entra na organização: trazem novas ideias e experiências que podem ser valiosos complementos para a memória organizacional. Continua durante a sua permanência (quando têm de tomar decisões, trabalham em projetos, lidam com situações complicadas, etc.) e depois de sair quando se juntam à rede de alumni.

Esta masterclass baseia-se em trabalhos realizados por Paul J Corney na Ásia, no Caribe, na Europa e no Médio Oriente assentes num programa desenvolvido para o Governo do Reino Unido, e vai dotá-lo(a) de ferramentas práticas e técnicas para o(a) ajudar a resolver estas questões:

  • garantir que os novos colaboradores se tornam úteis o mais rapidamente possível, dando-lhes o conhecimento de que precisam para efetuar o seu trabalho
  • facilitar a transição de colaboradores entre funções, dando-lhes acesso ao conhecimento relevante
  • capturar o conhecimento e a experiência de colegas à beira da reforma, que acabam um projeto, prestes a sair para novos desafios.

 

Ana Nevesmasterclass será liderado por Paul Corney e Ana Neves. Ana Neves vai contribuir com a sua própria experiência e sugestões práticas de como as ferramentas sociais podem contribuir para o processo de captura e retenção de conhecimento.

Note: The masterclass will be in English[/vc_column_text][vc_button title=”Register now!” target=”_blank” color=”btn-primary” icon=”none” size=”wpb_regularsize” href=”http://knowman02.eventbrite.com”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_accordion][vc_accordion_tab title=”Agenda”][vc_column_text]The masterclass will complement the presentations at Social Now with Cablinc (‘factional’ organisation created for the SocialNow event) as its backdrop.

  1. Positioning: Context setting: Why is knowledge retention important?
    • Defining critical knowledge
    • Identifying potential holders of critical knowledge
  2. Capturing: Introduction to the main skills and activities
    • Listening, noticing and observing
    • Conducting different types of interviews
  3. Sharing: Ways to engage your audience
    • Examining the options and the role of the Digital Workplace
    • Creating a dynamic resource for future use

The workshop will be in English[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Objetivos de Aprendizagem”][vc_column_text]This one-day masterclass aims to raise awareness of the importance of critical knowledge: how to identify it, how to go about capturing it and how to go about making it available for reuse.

It will give those attending an opportunity to:

  • Create a knowledge retention process based on good practice
  • Develop the listening skills to use the process effectively
  • Create a knowledge sharing process that ensures captured knowledge is used for business benefit

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”About Paul Corney”][vc_column_text]”When, after a 25 year career in financial services in the City of London, I left to embark on a portfolio career, my aim was to help people and organisations make smarter decisions using the knowledge I’d gained working with an array of global clients.

Today, some 15 years on, I lecture (on Knowledge & Innovation Management) run masterclasses, provide advice to businesses looking to move on from start up and undertake consultancy with organisations with a need to make better use of what they (and their networks) know.

As the former Managing Partner of a successful change and communications consultancy, Chairman of one of the oldest golf clubs in England, and founding Knowledge Trustee of a UK Charity, I have seen at close hand the importance of stakeholder engagement and tackling the ‘what’s in it for me’ in order to effect sustainable change.

I am currently co-authoring a book on proven knowledge capture and retention and advising a Lisboa based business that specialises in the treatment of autism.”[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”A quem se destina”][vc_column_text]Irrespective of where you and your organisation are in thinking about what critical knowledge means to your business you will find this workshop of value.

It comprises a combination of tutorial and practical with a set of interactive examples (drawn from assignments and current research) and a framework that will bring the topic to life and help you to decide whether / how much to invest in the capture, retention and exploitation of critical knowledge.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Datas”][vc_column_text]Quarta-feira, 13 abril 2016

Das 14:00 às 17h30[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Local”][vc_column_text]Hotel Tivoli Oriente

Av. D. João II, n.º 27
Parque das Nações
1990-083 Lisboa, Portugal

Visitar o website >>

Como chegar >>[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Inscrição”][vc_column_text]

Inclui coffee-break

Preço exclui IVA. Participantes de fora de Portugal estão isentos de IVA.

Contacte-nos se quiser inscrever-se ou se tiver questões ou pedidos especiais[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Testemunhos da Masterclass com Paul Corney (Lisboa, outubro 2015)”][vc_column_text]

“I was there and loved it. It was an informative session with practical recipes for knowledge capture. Paul’s experience in banking sector was the icing on the cake. Thanks Paul.”

“Your Masterclass is still in my head, it was the best I had in 15 years, or more…”

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][/vc_accordion][/vc_column][/vc_row]